Normas Gerais
Normas Editoriais Gerais
O Boletim do Instituto de Estudos Estratégicos da Amazônia (B-IE2A), busca manter elevados padrões de qualidade científica. Dessa forma, cada texto é publicado em conformidade com as políticas editoriais estabelecidas e as diretrizes que regem o padrão editorial, e conforme definido pelo “Manual de Estilo”, que estabelece as normas de redação.
Originalidade
O B-IE2A somente publica textos oriundos de pesquisas originais. O periódico aceita preprints que tenham sido publicados em repositórios confiáveis como, por exemplo, o SciELO Preprints. Além disso, pode também reproduzir ou traduzir texto anteriormente publicado, desde que homologado pelo Conselho Editorial.
Confidencialidade
Os textos submetidos ao B-IE2A tramitam no processo editorial integralmente sob sigilo, tanto em nível interno quanto externo, aceitos ou recusados, com exceção dos preprints. O Conselho Editorial e os avaliadores ad hoc não estão autorizados a discutir manuscritos com terceiros, revelar informações sobre correspondência ou realizar interações com autores e pareceristas.
Arbitragem
Os Editores Responsáveis do B-IE2A têm a prerrogativa de recusar texto ou projeto editorial mesmo depois de aceito pelo Conselho Editorial, caso seja evidenciado posteriormente que há algum problema com o conteúdo ou que houve violação da Política Editorial. Tal decisão pode ser motivada por qualquer membro do Conselho Editorial e deve ser homologada após consulta ao Conselho Editorial.
O autor ou organizador de dossiê pode solicitar um pedido de reconsideração ao Conselho Editorial, o qual reavalia o caso com base na justificativa e explicação recebidas e homologa a decisão final após deliberação.
Caso haja evidência de parcialidade por parte de um dos membros do Conselho Editorial, a decisão deve ser reanalisada, visando que a arbitragem sobre o assunto seja ética e consistente.
Possibilita-se apenas um único recurso para cada texto ou projeto editorial.
Textos Oriundos de Produção Acadêmica
Os conteúdos de teses de doutorado ou dissertações de mestrado podem ser republicados pelo B-IE2A, desde que em acordo com a Política Editorial, visando ampliar a visibilidade de temas relevantes para a comunidade científica da área. Neste caso, é fundamental que o autor comunique a equipe editorial sobre a origem do texto e faça a autocitação dos trechos aproveitados da tese ou da dissertação, bem como os referencie corretamente nas referências bibliográficas.
Texto publicado e disponível por outras editoras pode ser considerado para publicação pelo B-IE2A desde que plenamente justificado pelo autor ou editor, e amparado por acordo de cooperação entre a editora original e o B-IE2A –, após consulta e aprovação do Conselho Editorial.
A publicação de artigos oriundos de eventos científicos no escopo do B-IE2A, desde que texto completo, pode ser considerada para publicação.
Acesse o Sumário das Diretrizes Editoriais: